Leveza
Ontem conheci Simone e Daniele. Antes de mais nada é preciso esclarecer que Simone e Daniele sao dois garotos. E que nao sao travestis nem nada. Tem esses nomes apenas porque sao italianos.
Ambos comecaram com as aulas de espanhol no inicio desta semana. Vao ficar em Buenos Aires por pouco tempo, uns 15 dias, nao mais. No meio de todos os alemaes e ingleses que quase monopolizam a escola, esses dois sao figuras diferentíssimas. Estranhos, a primeira vista. Depois de um papo, engracadíssimos.
Ontem me falavam que o que mais gostam na Argentina é da amabilidade, simpatia e abertura das pessoas. Disse para eles que, no Brasil, essa era a imagem que tínhamos dos italianos. Simone sorriu com ironia e disse que hoje, na Itália, principalmente entre a gente mais jovem, ninguém mais tem tempo ou se interessa em ser gentil com os outros. A todos importa só o proprio umbigo, impera o individualismo ambicioso e antipático. Disse-me que, para eles, os argentinos de hoje representam o italiano de ontem, a personalidade extrovertida e carinhosa que já nao é mais comum lá pelas bandas do calccio.
Simone tem 19 anos, Daniele tem 23. Ambos, mas principalmente Simone, transmitem uma jovialidade ímpar. Têm uma maneira de ver o mundo, de falar sobre as coisas e sobre a vida, que é cheia de interesse e entusiasmo. Nao sao ingenuos, mas ainda nao escondem o brilho nos olhos dos que tem esperanca.
Inescapavelmente, com eles me senti velho.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home