Divagacoes tupiniquins em Buenos Aires.

Monday, December 13, 2004

Vedetes

Uma presença constante na mídia argentina sao as chamadas "vedetes". Garotas lindas, loiras ou morenas, com proporcoes admiráveis, que circulam sem parar pelos programas de TV, pelas capas de revista e pelos eventos sociais. Sempre com trajes idealmente planejados para exibir as mais belas linhas já criada pela natureza. Ou pela tecnologia, quem se importa?

Sem novidade quanto a forma e ao conteúdo, pois no Brasil se passa o mesmo. O interessante é que, sem hipocrisia, os argentinos dao nome e funcao ao que no Brasil denominamos puritanamente de "modelo, atriz e manequim".

Ora, as vedetes nao precisam dizer que têm outra profissao. Nao sao modelos (nao se espera que desfilem em Paris ou Milao), nao sao atrizes (pelo menos nao com pretensoes à sério) e também nao sao manequins (aliás, eu nunca entendi direito o que era especificamente uma manequim...). Também nao sao garotas de progama. Pelo menos nao necessariamente e esta imagem realmente nao está ligada ao termo por aqui.

A funcao das vedetes é uma só: mostrar o que tem de melhor. Nos programas de TV, elas aparecem em trajes sumários sem precisar dar a desculpa de estarem fazendo desfile de lingeries. Apenas se desfilam.

Afinal, todo cidadao de bem também deve ter direito de apreciar o que é belo. A caridade típica de um país fortemente católico.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home